Acupulse

O Acupulse tem um laser de CO2 fracionado que trata a pele profundamente com um menor tempo de recuperação e grande segurança. Indicado para melhora de cicatrizes de acne, poros abertos, estrias e rejuvenescimento.

O que é laser de CO2 fracionado – ACUPULSE?

Os lasers convencionais de C02 de pulso contínuo emitem a energia em uma duração de pulso longo, devido ao seu baixo perfil de potência. Essas longas durações de pulso possibilitam a condução do calor e geram zonas extensas de dano térmico na pele, que se traduzem em maior desconforto ao paciente, mais tempo de recuperação e resultados imprevisíveis. O AcuPulse, um laser SUPERPULSADO, tem uma alta potência e é capaz de gerar a mesma energia em uma fração do tempo, quando comparado ao laser contínuo, promovendo a ablação rápida do tecido, enquanto controla a intensidade do dano térmico. Dessa maneira, o desconforto do tratamento e o tempo de recuperação do paciente são reduzidos, enquanto os resultados são otimizados.

AcuPulse é um moderno equipamento de laser fracionado de Co2, que trata com precisão linhas finas, rugas e trabalha na melhoria da Textura e do tônus da pele. O tratamento fracionado trata apenas uma fração da pele, deixando espaços intocados, o que ajuda a acelerar o processo de recuperação e permite que você retorne mais rapidamente para suas atividades normais.

Trata-se de uma nova geração de laser para tratamento da pele, produzindo resurfacing seguro e efetivo da pele na face, pescoço, tórax, mãos, braços e outras áreas corporais. Produz ainda um tratamento altamente eficaz de cicatrizes de acne e cirúrgicas, bem como, melasma, manchas solares ou da idade, poros abertos, suavização de rugas, ameniza e previne flacidez de pele e estrias.

Como funciona?

O AcuPulse utiliza um micro-feixe de laser muito estreito (da largura de meio cabelo humano) para remover colunas de tecido nas camadas profundas da pele, desencadeando uma resposta da pele, que cura a zona tratada criando mais colágeno e elasticidade. A nova carga de colágeno trabalha melhorando o tônus da pele e exterminando as rugas, preenchendo-as de dentro para fora. O resultado promove melhorias na aparência das rugas, das linhas finas, do tônus e da textura da pele, deixando-a com aspecto mais jovem e necessitando o mínimo tempo de recuperação.

Este tipo de equipamento promove uma fototermólise fracionada, ou seja, gera múltiplos pontos (colunas) extremamente aquecidos na pele, cercados por ilhas de pele intacta (não tratada). Desta forma, a reepitelização (cicatrização) ocorre de forma mais rápida e segura. O processo de cicatrização é estimulado para originar um tecido novo e saudável, eliminando as imperfeições.

Em cada sessão, é tratada cerca de 15 a 60% da pele. Dependendo do número de vezes que o laser é aplicado no mesmo local, a área tratada será num percentual maior ou menor, bem como o período de recuperação e proporcionalmente o seu resultado.

Quais as indicações?

  • Rugas da face
  • Melasma
  • Manchas senis e solares
  • Cicatrizes de acne e cirúrgicas
  • Estrias brancas ou vermelhas
  • Fotorejuvenescimento
  • Poros abertos
  • Olheiras

Quem pode ser tratado?

Pode ser feito em peles claras ou morenas, durante todas as estações do ano. Porém durante o tratamento e até 15 dias após a finalização do mesmo, o paciente não deverá ter exposição solar direta da área tratada. A faixa etária vai dos 15 aos 60 anos.

Quais as contra-indicações?

  • Gravidez
  • Herpes em atividade
  • Pacientes com sensibilidade à luz
  • Que fazem uso de isotretinoína (ROACUTAN) em doses altas
  • Submetidos a tratamento imunossupressor, como quimioterapia ou radioterapia.

Como é feita a aplicação?

Normalmente utilizam-se métodos anestésicos para se realizar o procedimento. Estes dependem da intensidade do tratamento e da sensibilidade à dor do paciente. Podendo ser utilizado desde pomadas anestésicas, resfriamento da pele (equipamentos que resfriam a pele a temperaturas suficientemente baixas e amenizam muito a sensação de dor), bloqueios anestésicos infiltrativos, medicações analgésicas por ingestão via oral.

Logo após a sessão o paciente terá na pele tratada uma sensibilidade semelhante à de uma queimadura solar superficial, que durará algumas horas e cederá progressivamente, sendo aliviada com compressas geladas.

Como fica a pele após a aplicação?

A pele tratada costuma ficar rósea ou vermelha e edemaciada (inchada) em alguns locais nas primeiras 48 horas. Após este período ocorrerá a formação de uma fina crosta sobre a pele, podendo ser visível como uma delicada rede quadriculada ou um aspecto de pele bronzeada e com uma sensação de pele áspera devido às zonas tratadas que são como micro casquilhas de feridas.

A pele tratada volta ao normal (completa cicatrização) em cinco a dez dias (conforme a intensidade do tratamento), período no qual descama eliminando a crosta. Durante esse período deverão ser tomados alguns cuidados especiais, porém, os paciente tratados não precisam suspender suas atividades rotineiras ou ficar em repouso neste período.

Quantas sessões são necessárias?

O resultado é cumulativo e gradual. Cada aplicação demora de 20 a 45 minutos, dependendo da área tratada, da intensidade do tratamento e com intervalos de 60 a 90 dias. (conforme o percentual de pele tratada).

Quais os cuidados pós tratamento?

  • Compressas geladas nas primeiras horas para alívio do ardor.
  • Aplicar pomada oclusiva para prevenir o contato direto entre o tecido tratado e o ar durante o processo de cicatrização o que melhora o conforto e reduz a sensação de ardor e queimação.
  • Hidratação com óleo ou creme hidratante específico prescrito pelo médico 2 a 6 vezes ao dia.
  • Filtro solar com proteção UVA e UVB altas nas áreas tratadas.
  • Evitar exposição solar direta até 30 dias após a aplicação do laser fracionado.

Que resultados poderei esperar com o tratamento?

Os resultados são extremamente favoráveis para rugas (superficiais e profundas), ao redor dos olhos (pés de galinha), ao redor da boca (código de barras), cicatrizes (acne e cirúrgicas), estrias, melhora o tônus e a textura da pele, estimula a formação de colágeno e para os casos de fotoenvelhecimento.

Os resultados que dependem da formação de colágeno (rugas, flacidez, estrias,…) em geral são perceptíveis a partir do primeiro mês após o tratamento estendendo-se até o sexto mês, período em que já se formou o colágeno novo. Sendo este resultado individual e variando de pessoa para pessoa conforme idade e outros fatores que favorecem o estímulo de colágeno (hidratação da pele, genética,…) ou fatores que estimulam sua degradação e diminuem sua produção (tabagismo, exposição solar excessiva, menopausa,…).

Os resultados do tratamento com laser de CO2 fracionado sempre existem, porém em proporções diferentes para cada pessoa, sendo na grande maioria das vezes muito satisfatórios.

Fonte: Svelare – Laser de CO2 Fracionado Superpulsado