TOXINA BOTULÍNICA (“BOTOX”)

Na Dermatologia a toxina botulínica é o tratamento de escolha para as rugas e linhas de expressão da face. Essas são marcas de anos de ação dos músculos abaixo da pele, causando sulcos principalmente nas regiões da testa, entre as sobrancelhas, base e laterais do nariz e em volta dos olhos (pés de galinha).

Com a ação constante dessa musculatura, também há queda das sobrancelhas, o que dá uma aparência de cansaço ou tristeza.

Técnicas de Tratamento

Pontos mais avançados de aplicação permitem tratar o terço médio e inferior da face, bem como o pescoço, com melhora do contorno facial e outros benefícios, de acordo com a necessidade de cada face. Tais técnicas são muito úteis para tratamento de faces assimétricas (como ocorre na paralisia facial), afinamento dos lábios, sorriso gengival e hipertrofia do masseter e necessitam de profundo conhecimento de anatomia.

Outros Usos

Outro uso comum em Dermatologia é para hiperidrose (suor excessivo) especialmente nas axilas, pois diminui ou pára a produção de suor onde foi injetada, melhorando muito a qualidade de vida de quem faz o tratamento. Também tem sido usado na região submetida a um procedimento cirúrgico, para que a pele não se movimente durante a cicatrização, garantindo assim melhor resultado final.

Modo de Aplicação

A aplicação é feita em consultório médico, com técnica e ambientes adequados a procedimentos invasivos. A dor é mínima e pode ser minimizada com gelo, creme anestésico ou estímulo vibratório próximo à injeção. Os pontos de aplicação, bem como o número de unidades por ponto devem ser individualizados e deve-se priorizar o equilíbrio entre os músculos, para não causar efeitos indesejáveis como aspecto diabólico (sobrancelhas arqueadas em excesso) ou mudanças drásticas na expressão, obtendo-se assim um efeito natural e agradável.

Forma de Administração

A toxina tem a apresentação sólida, como um pó, e é diluída para aplicação. Essa diluição deve ser correta para que as doses adequadas sejam administradas, uma vez que sub-doses comprometem os resultados e a duração do tratamento. A aplicação dura alguns minutos e recomenda-se não deitar por 4 horas, não chorar, não manipular e evitar manter a cabeça abaixada por muito tempo nesse período. Exercícios físicos de impacto devem aguardar 24 horas. A região tratada pode ficar levemente dolorida logo após a aplicação e podem ocorrer pequenas equimoses (manchas roxas) em algum dos pontos, no entanto, quando ocorrem são muito discretas e não limitam as atividades rotineiras.

O Efeito

O início do efeito se dá entre 3 a 5 dias e o resultado final é após 15 dias. A melhora dura em média 4 meses, sendo indicada nova aplicação entre 4 e 6 meses. Pessoas com hábito de muita mímica facial, como quem faz musculação e força a expressão durante o esforço, ou se exercita em excesso, pode recuperar a capacidade de contração mais rapidamente.

Manutenção do Tratamento

Quando a pele, de tanto ser dobrada, já está quebrada e/ou os músculos, especialmente entre as sobrancelhas estão aumentados de volume (hipertrofia) por tanta contração ao longo dos anos, é esperado que os resultados melhores ocorram com as aplicações sucessivas, com  intervalos que não passem de 6 meses. Assim, quando a musculatura iria recuperando sua força inicial, é novamente relaxada e passa-se a ter um efeito somatório, de tratamento e prevenção, pois gradativamente há uma re-educação no sentido de não fazer tanta “careta”, e a força muscular vai diminuindo pela diminuição do uso. Desta maneira você vai, literalmente, “melhorando com o tempo”.