Drenagem Linfática

O sistema linfático é considerado uma via alternativa de drenagem que funciona em conjunto com o sistema vascular. Os capilares linfáticos retiram dos tecidos as proteínas que os vasos sanguíneos não conseguem retirar. Esse excesso de proteínas forma o edema, que fica mais duro quanto maior a quantidade de proteínas e quanto maior o tempo de duração do edema.

Este mesmo sistema linfático é muito lento, por isso, ele precisa de ajuda externa para melhorar sua eficácia. Essa ajuda pode vir da própria contração muscular, do posicionamento dos membros e também de manobras de drenagem linfática.

Principal Objetivo

Na drenagem linfática corporal, o principal objetivo é aumentar a absorção e eliminação do excesso de líquido e toxinas acumuladas nos tecidos.

A drenagem também diminui o risco de infecções , pois dessa maneira ele consegue captar e eliminar vírus e bactérias e melhora a nutrição celular. Indicada em casos de celulite e gordura localizada (tratamento e prevenção), problemas circulatórios, edemas posturais, edema da gestação, edema pré- menstrual e em pós-operatórios.

Drenagem Linfática Facial

A drenagem linfática facial é muito indicada em pós-operatórios faciais de cirurgias plásticas.
Por tratar-se de uma massagem relaxante, onde a pressão é superficial, de ritmo lento e repetitivo, causa uma sensação de bem estar e relaxamento, auxiliando, inclusive, na melhora de dores como cefaleia, e outras relacionadas à tensão muscular.

Atenção!

Deve-se estar atento, no entanto, às contra-indicações. A drenagem não é indicada, principalmente em casos de tumores malignos, tuberculose, infecções e inflamações agudas, edemas decorrentes de falência cardíaca, hepática ou renal, trombose venosa profunda, flebites e tromboflebites.

Drenagem Linfática