O que é?

As estrias são causadas pelo rompimento das fibras colágenas e elásticas da pele. As estrias afetam homens, mulheres e até crianças e geralmente são comuns nas mamas, quadris, culotes, coxas e nádegas.

O que causa?

Na maior parte das vezes estão relacionadas a estiramento da pele, como ocorre na gravidez ou crescimento, ganho de peso ou de massa muscular rápidos. Outros fatores, como o uso de corticóides em altas doses por tempo prolongado, ou doenças que cursam com o aumento da produção deste hormônio também podem levar a casos exuberantes de estrias.

Como evitar?

Hidratar a pele logo após o banho, ingerir bastante água, ter uma alimentação equilibrada, evitar ganhos de peso ou de massa muscular muito rápidos, evitar roupas muito apertadas e o cigarro, são dicas para prevenir as estrias. Caso surjam, procure tratá-las o quanto antes, pois quanto mais recentes, ainda avermelhadas, maior a melhora que se pode obter. No entanto, temos hoje novos tratamentos que combatem as estrias brancas.

Tratamento

O uso de ácido retinóico, na forma de cremes e peelings são de grande auxílio, associado a hidratantes específicos, de preferência contendo óleos essenciais como de amêndoas e semente de uva. Além disso, o dermatologista poderá indicar tratamentos específicos para cada caso, como CarboxiterapiaStriort e Laser, por exemplo, com melhora satisfatória em muitos casos. Esses tratamentos aumentam a vascularização e a oxigenação das áreas afetadas. Eles também aumentam a produção de colágeno reduzindo a flacidez. A Clínica Silvia Santilli de Dermatologia conta com profissionais em estética e fisioterapia no setor Pró-Estética.

 

 

Texto by Silvia Santilli