Sempre comento com meus pacientes que vivemos em uma época boa, na qual temos recursos efetivos e seguros para vivermos saudáveis e com aparência agradável até idades avançadas. Os tratamentos estéticos estão cada vez mais inovando.

Estudos recentes têm permitido entender o processo de envelhecimento de maneira global, propiciando o desenvolvimento de técnicas e produtos cada vez mais avançados na área de estética médica, com o objetivo de corrigir e embelezar o corpo e a face de forma natural, ao mesmo tempo em que se busca prevenção de problemas estéticos futuros.

Sobre os tratamentos

Exemplo disso é a associação de técnicas como toxina botulínica para tratar rugas de expressão e suavizar/levantar o olhar; preenchimentos com diferentes tipos de ácido hialurônico para devolver a sustentação e o volume da face de forma tridimensional; tratamentos a laser e/ou luz intensa pulsada para manchas e vasinhos da pele e tratamentos para flacidez como a radiofreqüência ou mesmo o laser de CO2 fracionado ou a micropuntura, que estimulam o colágeno, melhorando a firmeza e ainda os poros dilatados, cicatrizes e rugas finas. As combinações são infinitas e individualizadas.

Com isso, os procedimentos cirúrgicos mais radicais têm sido minimizados, substituídos ou associados a outras técnicas com o objetivo de rejuvenescer (recuperar os aspectos perdidos) e ao mesmo tempo embelezar. No entanto, é necessário um conhecimento profundo para indicar e realizar tais procedimentos. Mais do que saber o que deve ser feito, é importante saber o que NÃO deve ser feito.

Cuidado!

Há que se tomar cuidado com algumas ciladas como a banalização de tais tratamentos, pois, mesmo quando realizados adequadamente, todo procedimento tem seu risco de complicações, o qual depende basicamente da técnica e conhecimento do profissional, das condições do paciente (nutrição, tabagismo, adesão aos cuidados recomendados, problemas de saúde e variação de resposta do organismo) e da qualidade dos equipamentos e produtos, além do ambiente adequado para a sua realização.

Não arrisque!

Basicamente, não arrisque sua aparência e, principalmente, sua saúde ou sua vida em nome de uma vantagem econômica ou um apelo comercial. Certifique-se sempre sobre a idoneidade do profissional, sua real capacitação (através dos conselhos profissionais e de especialidade, facilmente disponíveis na internet). Tome muito cuidado com procedimentos médicos realizados por profissionais de outras áreas ou especialidades, como também em ambientes inadequados com produtos/aparelhos de origem duvidosa. Informe-se sempre.

Exemplo de associação de técnicas com excelente resultado estético e naturalidade (fonte: Allergan)

 

Texto by Silvia Santilli

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *